quarta-feira, 21 de julho de 2010

Educação

Essa semana fui no prédio onde morei por mais de 10 anos e fiquei surpresa ao ver que o zelador havia se "casado" e tido outro filho. Olhei para a criança daquele meu jeito, quem me conhece sabe, de quem pensa "linda criança, mas não deixe que ele chegue muito perto". Qual não foi a minha surpresa da mãe da dita criança olhar pra mim e dizer: "Qual o problema?" e eu respondi "Não gosto muito de crianças... Quero dizer, gosto delas longe de mim. E se for perto, que não seja daquelas que ficam dando escândalo por qualquer coisinha". A mulher continuou me olhando feio e eu soberanamente ignorei.

É bem verdade que não tenho paciência com crianças e pré-adolescentes em geral. Existem exceções, claro que sim! Não sou tão ruim a ponto de não gostar de ninguém. Porém, o que me irrita mais do que a criança são os infelizes dos seres humanos que criaram o monstrinho! Claro, a criança não tem culpa se não educaram direito, se mimaram demais e não impuseram nenhum limite sequer. É quase como educar um cachorro: se você consegue domar um animal que não fala a mesma língua que você, certamente será capaz de ensinar um humaninho que fale.

Na verdade escrevi essa bodega toda pra fazer um desabafo: hoje presenciei uma cena que me deixou simplesmente abismada. Estou em Santo André com a minha mãe na casa do namorado dela. Esse namorado tem algumas filhas. E essas filhas são o tipo de pessoa que não foram educadas direto, foram mimadas até o talo e sem qualquer noção de limite visível. Estávamos eu, minha mãe e ele vendo o jogo do São Paulo, quando uma delas liga. O que eu entendi foi que elas ligaram pro pai ir buscá-las em um restaurante japonês X. Ok, saímos de casa, chegamos no tal restaurante e o namorado saiu do carro em direção às filhas e foi ai que eu entendi o que havia acontecido: elas MANDARAM ele pagar a conta!! E ainda brigaram com ele pq não havia lugar no carro para dar carona para os amigos das filhas! E nem se dignaram a vir cumprimentar eu ou a minha mãe.

Fico pensando agora... Acho que depois dessa, meus pais nunca mais podem reclamar de mim. Acho que apesar de tudo, eu tenho um pingo de noção de respeito e responsabilidade. Comentei com a minha mãe "imagina se fosse eu que ligasse pra você ou meu pai irem pagar a conta pra mim" e ela simplesmente respondeu "você nunca faria isso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário